Como lidar com um homem que se faz de vitima
Todos conhecemos alguém que se  faz de vítima. É aquela pessoa que nada seu dá certo, que reclama de tudo, é o “coitadinho”, o que não tem sorte e que sempre culpa os outros pelos seus problemas da vida. Essa vitimização, que pode ou não ser consciente, é causada por uma série de motivos, entre os principais podemos citar a dificuldade de fazer uma autocrítica. De acordo com a lógica de alguém que se vitimiza, é mais fácil estar em uma posição de fragilidade do que assumir as consequências dos seus atos e amadurecer com erros. Como essas pessoas não conseguem se responsabilizar pelo o que se passa com elas, acabam culpando os outros e as circunstâncias da vida pelos seus infortúnios.

Por que tem homens que se faz de vítima?

Geralmente homens que  tembaixa autoestima e não confia em seu potencial. É alguém que não se acha capaz de superar os obstáculos da vida e nem de conseguir a admiração dos outros através do próprio mérito. Assim, tenta manipular quem está a sua volta usando para isso o sentimento de pena.   Entre as causas da vitimização também podemos citar:
  • Frequentemente, quem faz papel de vítima é controlador. Ao despertar pena nas outras pessoas tenta influir nos pensamentos, ações e sentimentos alheios.
  • Carência afetiva. Costumam ser pessoas carentes de afeto e necessitam sentir que são cuidados. Para isso, sempre se colocam como alguém emocionalmente ferido.
  • Seus problemas são sempre mais graves e mais urgentes que os dos outros.
  • Nunca têm culpa de nada. Mesmo quando não tem razão, a pessoa que se faz de vítima tenta mudar a realidade para culpar o outro pelo o que lhe passa.
  • Imaturidade. Tendem a projetar as circunstancias da infância, quando eram realmente indefesos, para a vida adulta. Não reconhecem que agora deveriam ter uma bagagem emocional muito mais ampla para lidar com os problemas.
  Como deixar de fazer papel de vítima? O primeiro passo é reconhecer que se comporta dessa forma e ter realmente vontade de agir de outra maneira. Muita gente passa a vida toda se vitimizando porque se sente confortável em conviver com os outros em uma posição de inferioridade. Pouco a pouco, é importante assumir as rédeas da sua vida, se responsabilizar pelas suas escolhas, aprender a pedir desculpas quando erra e parar de culpar os outros por tudo que acontece com você. Durante esse processo, contar com a ajuda de um psicólogo pode ser determinante para reinventar seu jeito de ser.

O que fazer se você convive com alguém que se faz de vítima?

Lembre-se: não somos responsáveis pelo comportamento do outro, mas podemos escolher nossas reações em relação a ele. Assim, quando essa pessoa que se vitimiza começar a se queixar, tente mudar de assunto ou se afaste um pouco. Não alimente essas reclamações. Para cada comentário, negativo, acrescente um positivo. Outra alternativa, é manter um diálogo franco e direto com ela, principalmente se for alguém próximo. Explique que conta com seu apoio, mas que não pode solucionar seus problemas. Quando a conversa é transparente sem ser agressiva, as chances de compreensão são bastante elevadas. E é bem provável que ao perceber que esse jogo não funciona mais contigo, essa pessoa deixe de lado essa posição de inferioridade e passe a atuar, pelo menos com você, de igual para igual. Então  minhas lindas, espero ter te ajudado . Se você gostou , deixa seu comentário . Beijo minhas lindas. Até a proxima, Arianne    

Ebook: 7 passos para conquistar os homens!

Conteúdos sobre Conquista e Sedução.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You cannot copy content of this page